Sobre a Disciplina Mecanismos

Um pouco de História

Dentro do Curso regular de Engenharia Mecânica da UFPE e atendendo aos requisitos do MEC de modernização nos currículos acadêmicos à época, a Disciplina Mecanismos foi criada em 1992 como o desmembramento da Disciplina Mecânica Aplicada, esta então de 90 horas semestrais, nas Disciplinas Mecanismos e Mecânica Aplicada, estas duas últimas agora com 60 horas cada. Desde o seu princípio eu tive o prazer e a honra de ministrá-la durante todos os semestres, com exceção dos dois últimos, tendo adquirido uma experiência muito gratificante de aprendizado e paixão por esta ciência tão fascinante.

Por isto mesmo foi desenvolvido por mim, um vasto material de apoio ao Curso, tais como Apostilas, Listas de Exercícios, Provas com os seus devidos gabaritos e a publicação de um Livro específico à parte de Mecanismos Articulados. Este trabalho não cessa de forma alguma e existem vários projetos futuros em andamento, tal como dois livros contemplando os assuntos de Camos e Excêntricos e de Engrenagens, como também a formação de alunos na área e trabalhos de TCC.

Abordagem do Curso

Dentro da ciência dos mecanismos e tendo em vista a curtíssima carga horária da Disciplina, o nosso Curso se foca apenas na Cinemática dos mecanismos, deixando para um estudo futuro ou até mesmo uma pós-graduação a parte relativa à Dinâmica e à Síntese. Também, dentro da classificação de Releaux, damos ênfase aos Mecanismos de Barras, de Camos e de Engrenagens, ficando desta forma subdividido em três etapas:

Relativo à parte dos Mecanismos Articulados nos iremos estudar os Tipos de Movimentos, Coordenadas Generalizadas, Graus de Liberdade, Pares Cinemáticos e Cadeias Cinemáticas, Cadeias Impostas, Critério de Gübler, Cadeias de quatro e seis barras, Análise cinemática de cadeias impostas e não impostas e os Trabalhos Virtuais aplicada às cadeias impostas.

Relativo à parte dos Mecanismos de Camos e excêntricos, abordaremos as Curvas de elevação e retorno, Ângulo de pressão, Cames de Rolos e Cames de Mesa e Perfil das cames de Rolos e de Mesa.

Relativo à parte de Engrenagens, estudaremos as Engrenagens cilíndricas retas, Cilíndricas Helicoidais e cônicas, começando com o entendimento da Lei Fundamental do Engrenamento, Nomenclatura e expressões básicas, Interferência, Grau de Recobrimento, etc. e findaremos os nossos estudos focando os Trens de engrenagens de todos os tipos.

Metodologia

Aulas expositivas em quadro branco, juntamente com apresentação de slides e animações gráficas com projetor multimídia e também algumas aulas práticas, em caráter extraordinário, em laboratórios de informática com o objetivo de utilização de alguns aplicativos específicos à ciência dos mecanismos. Paralelamente, serão indicadas apostilas e listas de exercícios cuja solução regular contribuirá para consolidar a aprendizagem, estes, juntamente com outros materiais de interesse, estarão disponíveis no site: mecanismos.net.br, desenvolvido especialmente para dar suporte à Disciplina.

Avaliações

As avaliações serão feitas por meio de testes subjetivos em duas etapas (AV1 e AV2). A organização de cada avaliação, com três ou quatro questões, implicará em uma nota de 0 a 10 que irá contribuir para a nota geral do semestre de acordo com a seguinte média aritmética:

Média = ( AV1 + AV2 ) / 2

Caso esta média seja inferior a 7 (sete pontos), o aluno efetuará ainda uma terceira avaliação ( AVF ) e será considerado aprovado caso a média final:

Md Final = ( Média + AVF ) / 2

Seja igual ou superior a 5 (cinco pontos).

OBS.: Notar que os critérios acima estão sujeitos às normas e variações do SIGA/UFPE, de tal forma que, havendo mudanças nos critérios do SIGA, estes deverão ser verificados e utilizados como critério de aprovação ou reprovação, independente do aqui exposto.

Bibliografia

Básica

BEZERRA, J.M. – Mecanismos Articulados. Editora Universitária. Recife: 2011. 200 p.

NORTON, R.L. – Cinemática e Dinâmica dos Mecanismos. McGraw-Hill. Tradução Alessandro P. Medeiros. Porto Alegre , 2010. 714 p.

DOUGHT, Samuel – Mechanics of Machine. John Wiley & Sons Inc, 2001. 482 p. ISBN 978-1-4116-6300-8.

NORTON, R.L. – Cam Design and Manufacturing. Industrial Press Inc. New York, 2009. 640 p.

SHIGLEY, J. E., Uicker J. J. – Theory of Machines and Mechanisms. Mc Graw-Hill – Intern. St. Ed. 1980.

Complementar

VINOGRADOV, OLEG. – Fundamentals of kinematics and dynamic of machines and mechanisms. CRC Press, Boca Raton London New York Washington, D.C., 2000. 290 p. ISBN 0-8493-0257-9.

MARGHITU, DAN B. – Mechanisms and Robots Analysis with MATLAB. Springer Dordrecht Heidelberg, London New York, 2009. 479 p. ISBN 978-1-84800-390-3.

ROTHBART, Harold A. – Cam Design Handbook: dynamics and accuracy. New York: McGraw-Hill, 2003. 606 p. ISBN 9780071377577.